12 sites para baixar músicas grátis

por | 21/06/2018 | Bancos de áudios, Recentes

Mulher loira feliz com headphone e smarphone na mão

Músicas grátis para baixar

Você está em busca de músicas grátis para baixar, para usar nos vídeos do seu próximo projeto? Então, esse post pode te ajudar.

Com a demanda crescente de produção de vídeos para redes sociais como, YouTube, Instagram, Facebook além de vídeos corporativos, há também um aumento na procura por músicas, para serem utilizadas como fundos dessas produções.

Se você também está nessa procura, é importante ficar atento quanto aos direitos autorais das músicas a serem utilizadas. Você não pode simplesmente baixar sua música favorita da internet e colocá-la no seu vídeo.

É fundamental que a música seja baixada legalmente e de forma licenciada ou que sejam dados os devidos créditos ao autor. Para isso é fundamental que você baixe músicas de locais confiáveis e saiba quais direitos e deveres você tem para cada faixa de áudio a ser utilizada.

Se você quer ter tranquilidade, essa é uma boa prática para não ser notificado e não ter problemas com propriedades intelectuais.

Os algoritmos das redes sociais estão ficando aprimorados e estão conseguindo detectar violações de direitos autorais.

Dependendo da plataforma onde for hospedar o vídeo, se o áudio for detectado com violação, ele pode já ser bloqueado antes mesmo de finalizar o carregamento ou pode ser removido posteriormente. Você ainda corre o risco de ter a sua conta bloqueada.

Leia a licença de cada serviço antes de baixar os áudios

A seguir, eu reuni uma lista com 18 bancos de áudio onde você pode encontrar músicas e efeitos sonoros para baixar de forma gratuita e paga, mas é importante que você leia cada uma das licenças de autorização de uso.

Cada site possui uma metodologia de licenciamento diferente. Alguns solicitam que você dê crédito, citando o endereço do site ou o nome do autor na descrição do vídeo. Outros só dão a licença por meio de pagamento e outros não pedem nada a respeito. Por isso verifique cada um individualmente.

Dividi a lista em duas partes. A primeira com 12 bancos de áudios gratuitos e a segunda com mais 6 bancos de áudios pagos.

Divirta-se!

BANCOS COM ÁUDIOS GRATUITOS

1. Biblioteca de áudio do Youtube

Logo do YouTube
A biblioteca de áudio do Youtube conta com um grande acervo de músicas grátis e efeitos sonoros, livres de royalties para download.

Os áudios disponibilizados podem ser usados para diversos projetos, tanto produção de vídeos para o YouTube quanto para fora dele.

A maioria das músicas estão livres para serem usadas como quiser, inclusive para uso comercial e podem ser usadas para monetização em canais do YouTube. É importante ficar atento pois algumas trilhas estão licenciadas sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 que requer que o autor seja atribuído na descrição do vídeo.

Para saber se um determinado áudio precisa de atribuição ou não, basta ver se aparece o ícone de atribuição necessária ou clicar sobre o arquivo que aparecerão as informações sobre a forma de uso permitida.

Os áudios estão organizados e podem ser filtrados por gênero, humor, instrumento duração e se precisam ou não de atribuição. Também é possível marcar os áudios como favoritos, para uma organização pessoal.

Link do site: https://www.youtube.com/audiolibrary/music

2. Coleção de sons do Facebook

Logo do Facebook
O Facebook disponibiliza uma coleção de músicas grátis e efeitos sonoros para serem usados gratuitamente na produção de conteúdo para a plataforma.

Atualmente estão disponíveis para download mais de 1.300 faixas de música de diversos artistas, gêneros e ritmos. Também estão disponíveis na coleção, mais de 1.700 faixas de efeitos sonoros.

As faixas estão licenciadas para serem utilizadas gratuitamente, mas apenas para produção de conteúdo que será publicado no Facebook. Veja a página de Termos de uso da coleção do Facebook.

Link do site: https://www.facebook.com/sound/collection/

3. Bensound

Logo do Bensound
Bensound é um site de download de músicas mantido pelo compositor e músico Benjamin Tissot. Todas as músicas contidas no site são de autoria do Benjamin e estão disponíveis livres de royalties.

Ao todo, são mais de 150 músicas, de alta qualidade, que estão organizadas em 8 categorias, Acoustic/Folk, Cinematic, Corporate/Pop, Eletronica, Funk/Groove, Jazz, Rock e World/Others.

Dependendo do tipo de uso, as músicas podem ser baixadas gratuitamente ou da forma paga. Veja aqui as formas de licenciamento disponíveis.

Link do site: https://www.bensound.com/

4. Josh Woodward

Logo do Josh Woodward
Este é um site de um cantor e compositor que distribui todas as suas músicas gratuitamente. São mais de 200 áudios incluídos nos gêneros Rock, Hard Rock, Pop e Pop Rock que estão disponíveis para serem baixados gratuitamente e utilizados em qualquer tipo de projeto, incluindo projetos comerciais.

Todos as músicas são gratuitas e requerem apenas que o autor seja atribuído na descrição. Também estão sob a licença Creative Commons CC BY 4.0.

Acesse o acervo de músicas do Josh, clicando aqui

Link do site: https://www.joshwoodward.com/

5. Incompetech

Logo do Incompetech
Imcompetech é um banco de músicas grátis mantido pelo músico e compositor americano Kevin Macload.

São centenas de músicas, livre de royalties, licenciadas pela Creative Commons CC By 3.0 que permite que qualquer pessoa possa usar as músicas gratuitamente, contanto que ele receba uma atribuição.

Também é possível usar as músicas sem a atribuição, mas para isso, deverão ser adquiridas licenças individuais. Veja a página de licença, aqui.

Macload é conhecido por compor mais de 2.000 músicas, dentre elas, centenas foram utilizadas em filmes e videogames.

Link do site: https://incompetech.com/

6. Musopen

Logo do Musopen
A Musopen é uma organização Norte Americana, sem fins lucrativos dedicada a melhorar o acesso e a exposição à música através da criação de recursos gratuitos e materiais educativos.

Eles fornecem gravações, partituras e livros didáticos ao público gratuitamente, sem restrições de direitos autorais. A maior parte do material disponível no site é de domínio publico e não requer pagamento nem atribuição. No entanto, alguns materiais disponíveis requerem atribuição do autor.

Acesse o site da Musopen, clicando aqui

Link do site: www.musopen.org

7. Dig.CCMixter

Logo do Dig.CCMixter
Dig.CCMixter é um enorme banco de músicas gratuito, com mais de 27 mil faixas de áudio com músicas instrumentais para fundo de filmes e vídeos, músicas livres para projetos comerciais e músicas para videogames.

Como funciona o site? Os artistas criam as músicas e enviam para o site. O usuário faz a busca, pode escutar um preview do áudio e baixar aquele que desejar.

Todas as músicas podem ser usadas gratuitamente, mas cada faixa musical possui uma licença e maneira de ser creditada diferente. Saiba mais sobre as licenças aqui.

Link do site: http://dig.ccmixter.org/

8. Free Music Archive

Logo da Free Music Archive
O FMA é uma grande biblioteca de áudios para download. O site oferece uma estrutura legal e tecnológica para curadores, artistas e ouvintes aproveitarem o potencial do compartilhamento de músicas.

Todas as músicas são gratuitas, mas é importante verificar a forma de licenciamento de cada faixa. Cada trilha possui uma página própria, onde é possível ver informações sobre o autor e sobre a licença.

Saiba mais sobre cada licença, na página guia de licença, clicando aqui.

Link do site: http://freemusicarchive.org/

9. Free Soundtrack Music

Logo da Free Soundtrack Music
O Free Soundtrack Music é um repositório de músicas de fundo para produtores de filmes, vídeos, videogames, vídeos do YouTube ou outras produções de multimídias digitais.

Todas as músicas disponíveis na plataforma são licenciadas, livre de royalties. Nela estão disponíveis músicas gratuitas para serem usadas com atribuição dos autores e músicas com pagamento de taxas de licenciamento.

Link do site: https://www.freesoundtrackmusic.com/

10. Audionautix

Logo da Audionautix
Audionautix é um site criado e mantido por Jason Shaw, um compositor eclético que adora compartilhar suas músicas.

Todas as músicas do site são criadas por ele a partir de instrumentos musicais, amostras de som, loops, baterias eletrônicas, sintetizadores de software e tudo o mais que ele achar útil.

Todas as músicas são gratuitas sob a licença Creative Commons CC By 3.0. Você é livre para usar as músicas contanto que faça atribuição ao site do autor.

Link do site: http://audionautix.com/

11. Sound Jay

Logo da Sound Jay
Sound Jay e um banco de áudios de efeitos sonoros gratuitos.

A licença concedida permite usar os sons gratuitamente e livres de royalties em seus projetos como: filmes, vídeos, jogos, apresentações, animações, peças de teatro, peças de rádio, livros de áudio, aplicativos, para fins comerciais ou não comerciais.

Veja aqui a página de Termos de Uso para saber tudo que pode ser feito e o que não pode com os áudios disponível.

Link do site: https://www.soundjay.com/

12. SoundEffects+

Logo da SoundEffects+
SoundEffects+ é também um banco de efeitos sonoros gratuitos.

O site conta com mais de 5000 efeitos sonoros gravados, projetados e produzidos por uma equipe de profissionais de áudio.

Assim como no Soud Jay a licença concedida permite usar os sons gratuitamente e livres de royalties para diversos tipos de projetos

Apenas lembre-se de ler o contrato de licença . Ele diz o que você pode e não pode fazer com cada efeitos sonoro disponível.

Link do site: https://www.soundeffectsplus.com/

BANCOS COM ÁUDIOS PAGOS

13. Epidemic Soud

Logo da Epidemic Soud
O Epidemic Soud é um dos sites com as melhores trilhas que eu conheço.

São mais de 25 mil faixas de alta qualidade, produzidas por músicos selecionados pela equipe da Epidemic.

Existem apenas duas categorias de licença, para poder usar as músicas disponíveis, em seus projetos. Uma categoria pensada para Youtuber, que disponibiliza faixas ilimitadas a partir de uma assinatura mensal e outra categoria que licencia trilhas individualmente.

Para saber sobre as licenças e preços, acesse essa página.

Link do site: https://www.epidemicsound.com/

14. Danosongs

Logo da Danosongs
O Epidemic Soud é um dos sites com as melhores trilhas que eu conheço.

São mais de 25 mil faixas de alta qualidade, produzidas por músicos selecionados pela equipe da Epidemic.

Existem apenas duas categorias de licença, para poder usar as músicas disponíveis, em seus projetos. Uma categoria pensada para Youtuber, que disponibiliza faixas ilimitadas a partir de uma assinatura mensal e outra categoria que licencia trilhas individualmente.

Para saber sobre as licenças e preços, acesse essa página.

Link do site: https://www.epidemicsound.com/

15. Audio Micro

Logo da Audio Micro
Audio Micro é um gigantesco banco de música e efeitos sonoros que conta com mais de 268 mil faixas de música e mais de 420 mil efeitos sonoros para as mais diversas finalidades e dos mais diversos gêneros.

Praticamente todos os áudios desse site estão disponíveis apenas por meio de licenças pagas, contando apenas com uma seção de efeitos sonoros com sons gratuitos.

Link do site: https://www.audiomicro.com

16. Jamendo

Logo da Jamendo
O Jamendo é um site de streaming de música gratuito, com a possibilidade de baixar o arquivo da música para uso comercial. No entanto, o uso comercial é atribuído a partir de licenças pagas.

Com mais de 200 mil faixas de alta qualidade, o site conta com uma biblioteca de música para qualquer tipo de projeto e com todos os direitos incluídos.

Veja os tipos de licenças e seus respectivos preços, clicando aqui.

Link do site: https://www.jamendo.com/

17. Soudsnap

Logo da Soudsnap
Soudsnap é uma biblioteca com mais de 220 mil efeitos sonoros de alta qualidade e dos mais diversos.

Nele é possível encontrar sons de pessoas em espaços públicos, sons de veículos passando, vento, pássaros, ambientes ao ar livre e internos, menus e interfaces até de drones levantando voo, é bem legal.

Veja aqui a página com as licenças e preços disponíveis.

Link do site: https://www.soundsnap.com/

18. Total Media Tracks

Logo da Total Media Tracks
Total Media Tracks é uma agência independente de licenciamento de música, que conta com um banco de músicas de alta qualidade para cineastas, editores, agências de publicidade e marketing e a todos os outros criativos que querem criar projetos de mídia

Todas as faixas são vendidas e licenciadas a um preço único de $29 dólares.

Link do site: https://www.totalmediatracks.com/

BÔNUS

Se ainda não estiver satisfeito com os 18 bancos listados acima segue de bônus mais uma lista com outros 10 sites de músicas para download, afim de ajudar você com o seu próximo projeto. Bom proveito!

https://www.audioblocks.com/

https://www.audiosocket.com/

http://freeplaymusic.com/

https://www.songfreedom.com/

https://www.marmosetmusic.com/

https://www.musicbed.com/

https://www.premiumbeat.com/

https://www.ritualmusic.com/

http://www.smartsound.com/

https://www.soundblend.com/

 

E aí, gostou? Você conhece algum outro banco de áudio legal, que não foi citado aqui nesse artigo? Compartilhe com a gente, podemos adicioná-lo aqui também.

Compartilhe esse post com seus amigos, eles vão gostar, abraço!